domingo, 9 de fevereiro de 2014

Noite e Dia - Um quarto só para Virgínia.

Leonard e Virgínia
O primeiro romance de Virgínia Woolf, The Voyage Out(erroneamente traduzido para o português como A Viagem), tratava de muitos dos fantasmas que assolavam a, desde muito cedo, frágil saúde emocional da ficcionista, resultando desse enfrentamento uma grave crise mental. Por isso em Noite e Dia, a autora abordou temas mais amenos, fugindo de sua vocação experimentalista e moderna. Durante a feitura do livro, sua editora, a Hogarth Press, fundada com seu marido Leonard em sua casa, no suburbio de Richmond, ganhou credibilidade - a ponto de receber o manuscrito de Ulysses, infelizmente abandonado por conta do alto custo de impressão da obra -. Recompensada pelo trabalho braçal na editora, responsável por domar parte dos seus fantasmas, Virgínia pôde finalmente se dedicar a Noite e Dia integralmente.

Noite e Dia segue a linhagem tradicional inglesa de Jane Austen e George Eliot. Nele, Virgínia abusa de elementos que a tornariam famosa, sua história é cheia de subtramas e cada capítulo reserva uma novidade surpreendente capaz de prender o leitor. Mais uma vez, Virgínia lança  mão de familiares para caracterizar personagens. A Senhora Hilbery, mãe da heroína da trama, foi inspirada em uma de sua tias, Anny Thackeray, com quem a jovem Virgínia conviveu e era uma de suas confidentes. Brincar com figura tão importante para sua formação pessoal permitiu-lhe desenvolver sem medo a trama de Noite e Dia e tratar do tema que sempre a perseguiu, a sociedade pós vitoriana do início do século vinte. Tentar desvendar seus costumes e apontar o jogo de contestação que nascia na juventude que viveu o pós guerra através dos desencontros do casal Katharine e Ralph eram seu objetivo.

Katharine Hilbery e Ralph Denhan se encontram logo no início do romance. Katharine é parente de um poeta famoso no século dezessete, Richard Alardyce, e convida Ralph, advogado e intelectual pobretão, para escrever uma biografia do poeta. Ralph não esconde o interesse em Katharine e ganha a admiração das muitas tias da moça, o que acabou pesando contra ele. William Rodney é o entrave do relacionamento. William é um autor com delírios shakespearianos, bonito e elegante que seduz Katharine. Mas quando já estavam noivos Cassandra surge e interfere no relacionamento.  Cassandra Otway é prima de Katharine e seu aparecimento permite o encontro final entre Katharine e Ralph. 

Enquanto escrevia Noite e Dia, Virginia quase não sofreu crises, como era do seu desejo, apenas uma febre que durou duas semanas. Mas ainda desejava livrar-se das tramas convencionais e seguir adiante em sua obra. Infelizmente, a Hogarth Press ainda não podia lhe dar essa liberdade, uma vez que suas publicações eram limitadas. Por conta disso, Virgínia ainda estava presa a editora do meio irmão, Gerald Duckworth, muito mais velho que ela e conservador, de quem a escritora nada suportava. 

Se Katharine e Ralph se permitiram superar a noite para almejar um dia melhor juntos, aliás lição aprendida prematuramente pelo casal Woolf, Virginia permite-se com este romance e a fundação da Hogarth Press a coragem para dar o passo definitivo para a guinada na sua obra e lançar seu primeiro romance moderno, O Quarto de Jacob. Finalmente um quarto só para si. 

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